Bem-vindo ao CHL.
A casa da literatura ribeirão-pirense.

Horário de Funcionamento

Segunda a Sexta: 9h às 16h30
Sábados e Domingos: 13h às 17h
Feriados: fechado

Feriados e pontos facultativos
01/05Segunda-feiraDia do Trabalho
08/06Quinta-feiraCorpus Christi
09/06Sexta-feiraFechado (ponto facultativo)
09/07DomingoRevolução Constitucionalista de 1932
07/09Quinta-feiraIndependência do Brasil
08/09Sexta-feiraFechado (ponto facultativo)
12/10Quinta-feiraNossa Senhora Aparecida (Padroeira do Brasil)
13/10Sexta-feiraFechado (ponto facultativo)
28/10SábadoDia do Servidor Público
02/11Quinta-feiraFinados
03/11Sexta-feiraFechado (ponto facultativo)
15/11Quarta-feiraProclamação da República
20/11Segunda-feiraConsciência Negra
25/12Segunda-feiraNatal

Agendamento

Para usar o Espaço Coworking é preciso agendá-lo previamente clicando no botão abaixo.

Dúvidas? Fale Conosco

11 4825-9049 (Recepção)
11 4827-4598 (Direção)
catp@ribeiraopires.sp.gov.br

Conheça os espaços do CHL

COWORKING

Com ambientação agradável, o coworking (em português, “espaço de trabalho compartilhado”) é equipado com mesa de reunião, sofás, iluminação cênica de LED, puffs e mobiliário para pesquisa. É o lugar ideal para encontros e estudos literários.

Wi-fi grátis
Lugares: 10 (nichos), 10 (mesa de reunião), 7 (hall)

ESPAÇO LITERÁRIO

Oswald de Andrade

O Espaço Literário preserva a obra completa do poeta, escritor, advogado, ensaísta, dramaturgo e pensador brasileiro Oswald de Andrade, que morou em Ribeirão Pires (entre 1949 e 1954), em sua fase madura. A coleção foi doada por sua herdeira e última filha viva, Antonieta Marília de Oswald de Andrade, em 2022 (ano do centenário da Semana de Arte Moderna). Além da obra oswaldiana, o espaço abriga coleções de referência da literatura brasileira e estrangeira, cuidadosamente selecionadas, uma pequena midiateca e uma coleção direcionada para as artes, filosofia e humanidades.

Acervo: 1.108 livros
Consulta: Sim
Circulação (empréstimo): Não

SEMENTEIRA FLIRP

A sementeira é uma coleção de obras autorais contemporâenas doadas por convidados da FLIRP em cada edição anual. Os livros formam uma diversificada semeadura de autores iniciantes e estabelecidos, que visa dar frutos à sua árvore-mãe de conhecimento, o Espaço Literário Oswald de Andrade. Cada obra traz a dedicatória do autor e pode ser consultada gratuitamente na sala de leitura.

Acervo: 50 livros
Consulta: Sim
Circulação (empréstimo): Não

ACERVO TEMÁTICO DE HISTÓRIA

Roberto Bottacin Moreira

O Acervo Temático de Patrimônio e História leva o nome do escritor e jornalista Roberto Bottacin Moreira (1935-2002), que foi um dos primeiros historiadores da cidade. O acervo preserva obras de referência da historiografia de Ribeirão Pires, Grande ABC, São Paulo e Brasil, além de temas correlatos, como arquitetura, patrimônio cultural material e imaterial, cultura popular e museologia.

Acervo: 63 livros
Consulta: Sim
Circulação (empréstimo): Não

CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO HISTÓRICA

Iracema Mathias Roca

O Centro de Documentação Histórica presta homenagem a Iracema Mathias Roca, a terceira encarregada do Museu Histórico Municipal, que ocupou o cargo de 1985 a 1994 (ano de seu falecimento). O acervo é composto de mais de 15 mil documentos históricos, entre eles negativos, positivos, diapositivos, jornais, revistas, panfletos, encartes, brochuras, documentos governamentais e fotogramas que remontam a história de Ribeirão Pires desde o final do século XIX. O centro é equipado com um termo-higrômetro e um arquivo deslizante de 7 módulos e 14 estantes internas. Além deste arquivo, o CDH possui uma pequena mapoteca com cartazes e plantas arquitetônicas antigas.

Acervo: 15 mil documentos
Consulta: Sim
Circulação (empréstimo): Não