Programação CHL – Agosto 2023

04/08

18h30

Análise Literária

Charlie e a fantástica fábrica de chocolate

Roald Dahl

Publicada em 1964 por Roald Dahl, o livro conta a história de Charlie Bucket, um garoto pobre de subúrbio que mora com os seus pais e avós. A família divide um pequeno cortiço e se alimenta basicamente de sopa de repolho todas as noites. Entediado com essa vida, Charlie sonha em conhecer os deliciosos chocolates fabricados na enorme, misteriosa e fantástica Fábrica de Chocolate de Willy Wonka, que fica bem perto de sua casa, porém, é inalcançável devido aos altos muros que a cercam. Um dia, porém, sua realidade muda ao ser sorteado com um bilhete dourado dentro de uma barra de chocolate Willy Wonka. Nesta aventura comovente, o leitor é transportado a um mundo fantasioso, colorido, onírico, onde a singeleza de Charlie, ao lado de seu avô e inseparável amigo Joe, é o ponto central da trama. Eles descobrem, auxiliados por Willy Wonka, o lado bom e mau das pessoas em um mundo de disputas e privilégios. A fábrica funciona como cenário que opõe o mundo real ao imaginário. O livro se tornou um dos mais admirados da literatura infantil e foi adaptado duas vezes para o cinema, a primeira em 1971, pelo diretor Mel Stuart, com Gene Wilder no papel principal e, a segunda, em 2005, por Tim Burton, com Johnny Depp vivendo o icônico Willy Wonka.

20 Vagas
Entrada franca

05/08

13h

Leitura

Tarde

Olavo Bilac

08/07 • 13:00 às 17:00

O Projeto Leituras Coletivas entra no segundo mês com o Desafio Unicamp 2024. A obra do dia 05/08 (sábado) é O Ateneu de Raul Pompéia. Iremos analisar este clássico de 1888, contextualizado no Realismo, porém com elementos do Naturalismo, entre outras influências das vanguardas literárias do final do século XIX. Você já leu esta obra? Então, venha ler com a gente no CHL! Lembre-se de trazer o seu exemplar (caso tenha um) e, se puder, algum aperitivo! Não precisa se inscrever. O café é por nossa conta! Te esperamos lá!.

Local: CHL – Centro Histórico e Literário
Rua Miguel Prisco, 286
Horário: 13:00 às 17:00

11/08

18h30

Análise Literária

Em algum lugar do passado

Richard Matheson

Publicada em 1975, a novela de estreia de Richard Matheson foi um grande sucesso e tem como tema principal o amor que transcende a barreira do tempo. A história narra o drama de Richard Collier, um jovem escritor que sofre de tumor no cérebro. Um dia, visitando o Hotel del Coronado, se depara com a fotografia de Elise McKenna, uma respeitada atriz de teatro que havia se apresentado no local no final do século XIX. Impressionado com a foto, Richard decide pesquisar a vida da misteriosa atriz e descobre que ela teve um breve envolvimento amoroso com um homem durante sua passagem no hotel em 1896. Richard investiga profundamente o passado da atriz e passa a desconfiar, segundo as evidências de sua pesquisa, que ele seria o homem com quem Elise teve um caso. Richard se convence de que precisa viajar no tempo, por meio de regressão hipnótica, em busca desse amor etéreo e idealizado, porém vivenciado como se fosse real. O amor entre Richard e Elise se torna uma grande obsessão para ambos, pois vivem como duas almas gêmeas presas em épocas diferentes. A figura do vilão é representada pelo gerente do hotel, um homem superprotetor chamado William Fawcett Robinson, que nutre esperanças de se casar com Elise e dificulta o amor entre os dois. O livro aborda assuntos que despertam a curiosidade do público leitor, como viagem no tempo, hipnose, regressão, vidas passadas, reencarnação, reminiscências e espiritismo.

12/08

13h

Leitura

Niketche: uma história de poligamia

Paulina Chiziane

12/08 • 13:00 às 17:00

O encontro de sábado, 12/08, será com a obra Niketche, da escritora moçambicana Paulina Chiziane (vencedora do Prêmio Luis de Camões). Rami é uma esposa fiel e subserviente. Ela faz o que manda a tradição, mas nem assim consegue ser amada por Tony, com quem é casada há vinte anos. Certo dia, Rami descobre que o marido tem várias amantes e filhos por todo o Moçambique, e decide conhecê-las uma a uma. A partir desse encontro surpreendente, todas terão suas vidas completamente transformadas. E você, já leu esse livro? Vem ler com a gente no CHL! Te esperamos lá!

Local: CHL – Centro Histórico e Literário
Rua Miguel Prisco, 286
Horário: 13:00 às 17:00

18/08

18h30

Análise Literária

Odisseia

Homero

A epopeia relata o regresso de Odisseu, herói da Guerra de Troia e protagonista que dá nome à obra. É a história do herói de mil estratégias que tanto vagueou, depois de ter destruído a cidadela sagrada de Troia, que viu cidades e conheceu costumes de muitos homens e que no mar padeceu mil tormentos, quanto lutava pela vida e pelo regresso dos seus companheiros. Odisseu leva dez anos para chegar à sua terra natal, Ítaca, depois da Guerra de Troia, que também havia durado dez anos. A trama da narrativa, surpreendentemente moderna na sua não-linearidade, apresenta a originalidade de só conservar elementos concretos, diretos, que se encadeiam no poema sem análises nem comentários. A análise psicológica, a análise do mundo interior, não era ainda praticada. As personagens agem ou falam; ou então, falam e agem. E falam no discurso direto, diante de nós, para nós – preparando, de alguma forma, o teatro. Os eventos narrados dependem tanto das escolhas feitas por mulheres, criados e escravos quanto dos guerreiros.

19/08

13h

Leitura

Seminário dos ratos

Lygia Fagundes Teles

19/08 • 13:00 às 17:00

O encontro de sábado, 19/08, será com a obra Seminário dos Ratos. Publicado em 1977, o conto é uma crítica à ditadura militar (1964-1985), bem como à elite que a apoiava naquele contexto. A história se passa em uma casa de campo onde estão reunidos os chefes de diversas nações para discutirem sobre a situação dos ratos. No conto, eles não possuem nomes e são chamados somente pela ocupação que exercem. Ao final, os ratos invadem a casa e devoram tudo, comida, pessoas, roupas, móveis. O único que sobrevive é o secretário que organiza a festa, pois se esconde dentro da geladeira. O conto deixa o leitor na ambiguidade, pois não esclarece se os líderes políticos também são ratos ou são humanos discutindo a situação dos ratos.

Local: CHL – Centro Histórico e Literário
Rua Miguel Prisco, 286
Horário: 13:00 às 17:00

23/08

19h

Projeto Palco

Literatura espírita

Fabio Dionisi

23/08 • Quarta • 19:00

Sinopse: O CHL traz neste mês o escritor, articulista, orador, jornalista, palestrante e professor Fábio Dionisi para um bate-papo sobre literatura espírita. Fábio é formado em Engenharia Química e mestre pela USP. Empresário, atua na área editorial espírita, onde é sócio fundador da Editora Dionisi. É autor de diversos livros, como A História do Espiritismo (2013), Influenciação: um fato corriqueiro em nossas vidas (2015), Santo Agostinho: a vida e a obra de um filósofo a serviço da humanidade (2015), Diante da Vida (2016), Medicina do Além (2018), Os dois pilares: a égide judaico-cristã (2019), Suicídio: precisamos falar a respeito (2019), Irmã Scheilla Missionária do Amor (2022), entre outros.

20 vagas (não é necessário fazer inscrição)

Local: Centro Histórico e Literário (CHL)
Rua Miguel Prisco, 286

24/08

19h

Encontro Literário

Especial Luiz Gama

Oswaldo Faustino

24/08 • 19:00

24/08 | 19:00 – A LUZ DE LUIZ

O espectro do abolicionista brasileiro Luiz Gama se apresenta para um grupo de jovens skatistas na Praça Roosevelt, em São Paulo, e convida-os para uma viagem no tempo. As várias etapas dessa jornada contam o seu percurso de vida, incluindo a história de sua família – Luiz Gama era filho da legendária Luiza Mahin, uma das protagonistas da Revolta dos Malês, na Bahia -, o seu processo de formação como advogado, que ele não pode concluir devido ao racismo reinante na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, sua atividade literária e sua intensa luta pela libertação de inúmeros escravizados, pelos quais ele advogou na posição de rábula. Paralelamente à progressão da narrativa, são apresentados inúmeros dados sobre a história da cultura afrodescendente no Brasil, o que faz desta obra um precioso guia para quem deseja conhecer aspectos da cultura brasileira que são muitas vezes ocultados pela história oficial.

20 vagas (não é necessário fazer inscrição)

Local: Centro Histórico e Literário (CHL)
Rua Miguel Prisco, 286

26/08

13h

Leitura

Canções escolhidas

Cartola

26/08 • 13:00 às 17:00

O CHL apresentará, neste sábado, 26/08, as geniais canções de Cartola selecionadas para o Vestibular Unicamp 2024. Confira: Alvorada, As rosas não falam, Cordas de aço, Disfarça e chora, O inverno do meu tempo, O mundo é um moinho, Que é feito de você?, Sala de recepção, Silêncio de um Cipreste e Sim.

Local: CHL – Centro Histórico e Literário
Rua Miguel Prisco, 286
Horário: 13:00 às 17:00