Capela de Nossa Senhora do Pilar

Vila do Doce

Os quiosques presentes na Vila do Doce, são empreendimentos gastronômicos e artesanais. Um local de ponto de encontro e lazer para confraternização, um ambiente familiar que oferece espaços que proporciona belos registros fotográficos.

Local: Rua Boa Vista, s/n – Centro, Ribeirão Pires – SP

Capela de Nossa Senhora do Pilar

Pedra do Elefante

A Pedra do Elefante é um dos inúmeros pontos turísticos da cidade de Ribeirão Pires, além de ser a mais alta da região, possui 977,7 metros acima do nível do mar. Ela recebe esse nome, pois, parece um elefante de costas. O topo dela permite uma bela visão das cidades vizinhas. Para visitar, é possível utilizar bicicletas, carros, trilhas ou ir a pé!

Local: Rua Malvina Tavares, s/n (Travessa da R. Miro A. Peduzzi, altura nº 900), 4ª Divisão.

Capela de Nossa Senhora do Pilar

Capela do Pilar

A Capela Nossa Senhora do Pilar está localizada no Pilar Velho. Foi erguida no ano de 1714, por escravos do Capitão-Mor Antônio Corrêa de Lemos e abençoada pelo Frei Pacífico, em 25 de março do mesmo ano. No local da capela, criou-se um povoado que, anos mais tarde, transformou-se no Bairro do Pilar.

Local: Rua Capitão-Mor Antonio Corrêa de Lemos, 01 Ribeirão Pires, Pilar Velho

Capela Santa Cruz

Uma das primeiras capelas de Ribeirão Pires, a capela Santa Cruz está localizada à Av. Francisco Monteiro (antiga Rua Santa Cruz ou Estrada de Ouro Fino), foi originalmente construída em taipa de pilão, madeira e cobertura de sapê, por Antônio Dias Ferraz de Nápoles, sendo provisionada em 27 de abril de 1907. Em 1917, a propriedade passou para as mãos de Raphael Prisco, que construiu a edificação até hoje preservada.

Local: Av. Francisco Monteiro, 120
Vila Albertina, Ribeirão Pires – SP
09400-520

Memorial Capela de Santo Antônio

Com traços modernos, o projeto, assinado pelo arquiteto Alexandre Costa Figueiredo, traz olhar futurístico para marco histórico da cidade: o espaço plano que hoje abriga o memorial era ocupado, até 1975, por um morro, removido durante período intenso de industrialização do Grande ABC e urbanização da região.

No alto deste morro, a fé escreveu importante capítulo na história da cidade: a primeira Capela de Santo Antônio e primeiro ponto turístico do município foi construído em 1919, em agradecimento à vida de Cherubin Duarte, acidentado e recuperado neste período. Doada ao povo ribeirão-pirense por Laura Duarte, mão de Cherubin, a capela recebeu sua última missa em 1972.

No entorno da Capela, há pintura de grafite assinado por Claudio Martucci, artista da cidade. A obra passa a integrar o Museu de Arte de Rua da cidade (MAR).


Local: Rua Felipe Sabbag, s/n
Centro – Ribeirão Pires, SP
09400-110

Mirante São José

O Mirante São José é um dos principais pontos turísticos da Estância Turística de Ribeirão Pires. Foi inaugurando no dia 15 de maio de 1976 e completou 46 anos em 2022. Está localizado, especificamente, na rua Zulmira Dela Rica, no Centro de Ribeirão Pires, São Paulo.

Local: Rua Sixto Pellegrini, 199
Centro – Ribeirão Pires, SP
09401-050

Parque Municipal Professor Luiz Carlos Grecco

Endereço: Rua Diamantino de Oliveira, 220 – Jardim Pastoril

Horário de funcionamento: Terça-feira a Domingo, das 8h às 17h

Contato: turismo@ribeiraopires.sp.gov.br


Parque Oriental

Endereço: Rua Major Cardim, 3100 – Estância Noblesse

Horário de funcionamento: Terça-feira a Domingo, das 8h às 17h

Contato: turismo@ribeiraopires.sp.gov.br

Capela Santo Antônio

A Capela de Santo Antônio, também conhecida como Mirante Santo Antônio, teve sua pedra fundamental lançada no ano de 1942. Possui cerca de 807,4 metros de altitude e foi adquirida em 1974 pela Prefeitura, sendo o marco oficial do turismo em Ribeirão Pires.

Local: Rua Bela Vista, 105
Bocaina – Ribeirão Pires, SP
09425-030

Torre de Miroku

Torre de Miroku

Com o intuito de despertar no ser humano a sua essência divinal, Meishu Sama, o fundador da doutrina messiânica, idealizou a criação de modelos que representassem o mundo ideal – local pleno de Verdade, Virtude e Beleza – onde o homem pudesse alcançar níveis mais elevados de espiritualidade. O Complexo da Torre de Miroku oferece a seus visitantes uma harmoniosa contemplação do belo, representado principalmente pela Torre – uma construção de elevado teor artístico cravada em uma magnífica paisagem natural – e uma oportunidade de conexão com as divindades ali presentes.

Local: Avenida Palmira, 450
Represa – Ribeirão Pires, SP
09416-300
Ingressos: www.tamatur.com.br
WhatsApp: 11 932497404