Sobre o Museu
O Museu Histórico de Ribeirão Pires foi criado por lei em 06 de abril de 1983, sendo inaugurado somente em 24 de março de 1985, após desapropriação do imóvel que iria abrigar sua primeira sede. Como museu de pequeno porte, ele tem como objetivo colecionar documentos, fotografias, iconografias, jornais, mapas, livros e objetos tridimensionais portadores de valor excepcional para a preservação da memória coletiva do município. Seu acervo conta, hoje, com cerca de 760 objetos tridimensionais e 15 mil documentos.


Em 2015, teve sua nova sede inaugurada no Centro de Exposições e História Ricardo Nardelli, construída em parceria com o Governo do Estado, por meio de recursos do DADE. Em 14 de janeiro de 2023, o acervo tridimensional foi transferido para a Casa do Imigrante Toki Nogami (antiga Casa do Origami), integrando-se ao Parque Oriental. É um dos pontos turísticos oficiais de Ribeirão Pires, sendo o primeiro exclusivamente dedicado à preservação da memória municipal.
Funcionamento do Museu
Entrada
A entrada ao Museu é gratuita.
Estrutura
Banheiro PCD
Banheiro feminino e masculino
Piso tátil nos passeios
Rampa de acesso
Jardim com área de descanso
Museografia
Seção Expográfica
Seção de Difusão
Jardim
Segurança
Brigada de Incêndio
Extintores classe A e C
Treinamento com a equipe (último treinamento realizado em 20 e 27 de abril)
Saiba Mais
O agendamento de visitas monitoradas, individuais ou em grupo, deve ser realizado exclusivamente nesta página.
Para maior segurança dos bens museológicos expostos, pedimos a gentileza de não tocarem nos objetos. Também não é permitido comer ou beber no interior do Museu, gritar, falar alto ou correr no interior. O limite de visitantes no interior do Museu é de, no máximo, 20 pessoas.
Devido à limitação de espaço físico e do novo projeto museográfico, as regras de doação mudaram desde 2015 e foram aprimoradas em 2017. O Museu Municipal não aceita mais doações sem prévia autorização e avaliação do objeto. Pedimos a gentileza de ler atentamente as regras de doação, dispostas em nossa Política de Aquisição e Descarte.
A cada ano, o Museu Histórico Municipal realiza, com o apoio do Centro de Apoio Técnico ao Patrimônio e do CONDEP, eventuais descartes. As regras estão dispostas em nossa Política de Aquisição e Descarte e têm como base legal o Estatuto Nacional de Museus (Lei Federal n.º 11.904, de 14 de janeiro de 2009).
O Museu Histórico Municipal é equipado com extintores de incêndio das classes A e C e conta com o apoio de uma Brigada de Incêndio localizada dentro do Parque Oriental. A equipe do Museu (diretoria, técnicos, assistentes e estagiários) realiza treinamentos de segurança periódicos. Os treinamentos envolvem a técnicas básicas de salvamento, primeiros-socorros, identificação e extinção de focos de incêndio e outras práticas como o acionamento dos serviços 192 e 193.
Calendário de treinamentos 2023:
20/04: Módulo I – Prevenção de Incêndios (carga 4h)
27/04: Módulo II – Primeiros Socorros (carga 4h)
A desinsetização do Museu Histórico Municipal foi realizada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ)/ Secretaria de Saúde, no dia 30 de dezembro de 2022. Foi utilizado o inseticida TENOPA, que age como eliminador e regulador de pulgas, baratas, formigas, traças, mosquitos, moscas, carrapatos, barbeiros, cascudinhos, aranha marrom, percevejo de cama e escorpiões. O prazo de validade é de 180 dias e a próxima desinsetização será realizada em junho.
Devido ao microclima serrano de Ribeirão Pires, o principal agente de deterioração do acervo é a umidade relativa do ar, praticamente incontrolável. Entre as medidas para mitigar o problema, adotamos as seguintes: 1) arejamento do espaço, visando eliminar o ar estagnado propício para o surgimento de fungos; 2) ventilação com uso de circulador de ar; 3) afastamento mínimo de 30cm dos bens mais suscetíveis à umidade em relação às paredes; 4) espacejamento mínimo de 70cm entre os ambientes do salão expográfico;
Umidade Relativa: Ribeirão Pires tem variação sazonal extrema na sensação de umidade. O período mais seco vai de maio a setembro. De outubro a abril é o período de maior umidade.
Temperatura: Ao longo do ano, a temperatura varia na cidade de 13°C a 27°C e raramente é inferior a 10°C ou superior a 31°C.
Luz: A incidência de luz direta no interior do Museu (sobre o acervo) é muito baixa, praticamente nula.
Poluição Atmosférica: Muito baixa.
Insetos e roedores: Desinsetização periódica a cada 180 dias, limpeza de bueiros, caixas de inspeção, roçagem etc.
Fungos e bactérias: Arejamento e ventilação dos espaços internos.
Maiores informações sobre o microclima em Ribeirão Pires podem ser encontradas no site Weather Spark.
Documentação Histórica e Biblioteca de Patrimônio
O Centro de Documentação Histórica Iracema Mathias Roca e o Acervo Temático de Patrimônio e História Roberto Bottacin Moreira, ambos vinculados ao Museu Histórico Municipal, ficam localizados na Rua Miguel Prisco, 286 – Centro. Para maiores informações, ligue para 4825-9049 ou envie e-mail para catp@ribeiraopires.sp.gov.br